quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fotografia analógica x digital

As diferenças entre a fotografia analógica e a fotografia digital vão muito além da simples praticidade ou da qualidade da imagem. Apesar do resultado final para alguns parecer muitas vezes o mesmo, os processos de composição de cada uma delas são completamente distintos, e as diferenças não passam despercebidas pelos mais atentos.
Atualmente, as facilidades da fotografia digital e o baixo custo - tanto de equipamento quanto de revelação – são atrativos para a maioria das pessoas e despertou o interesse de muita gente. Mas os amantes da boa e velha fotografia, o que acham da digitalização? A maioria dos fotógrafos profissional está de olho nas mudanças trazidas pelas tecnologias fotográficas, mas sem deixar de lado a analógica.
Há inclusive quem discorde que a foto digital seja realmente fotografia, já que a palavra 'fotografia' vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste". Escrever com a luz. E escrever, é fazer esta escrita em um papel. Na fotografia digital nem sempre esse processo se concretiza, já que muitas vezes as fotos acabam na tela de um computador ou simplesmente sendo excluídas.
Outro ponto interessante a ser levantado é o termo 'câmera digital', pois as máquinas fotográficas digitais não possuem em seu interior nenhuma câmera escura, como acontece com as analógicas. O processo de captação da imagem se dá de maneira bem diferente.
É importante considerar que a tecnologia da foto digital jamais substituirá a arte da fotografia analógica e bons resultados são possíveis aliando uma à outra. Afinal o que determina uma boa foto não é a câmera e sim quem a fotografa.

Abaixo algumas fotos tiradas pela nossa equipe. E aí, você consegue distinguir quais são as analógicas e quais são as digitais?


Por Carlos Henrique
Fotos: Carlos Henrique, Mariana Sabino e Priscila Xavier

Nenhum comentário:

Este blog é monitorado pelo Google Analytics