sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Adele


Por Emmanuel Guimarães

O Blog Tá Ligado traz mais uma novidade, e agora, além de informar sobre a cena musical local e do Brasil, nossa equipe irá atrás das informações mais quentes sobre os artistas gringos que se destacam e chegam aos charts do país! Para abrir de bodoque a coluna, durante as últimas semanas que restam de 2011, nosso enviado especial, Manuca Guimarães, fará uma compilação das bandas e artistas solo que mais se destacaram este ano!



Adele

Para iniciar a retrospectiva musical de 2011, não tem como não falar sobre - Adele. Muito antes de você, querido leitor do Blog Tá Ligado, levar seu celular, seu radinho de pilha ou sua caixinha de som portátil  pro banheiro para tomar banho ouvindo e cantando “Rolling In The Deep” com as dores de todos os cornos do mundo, saiba que o sucesso da cantora britânica de 23 anos não é de hoje. Após assinar com a XL Recordings em 2006 , dois anos depois a compositora e intérprete de “Someone Like You” (aquela da novela, tema do casal mais nada a ver da história da teledramaturgia brasileira) levou 2 vitrolas douradas no Grammy Awards nas categorias artista revelação e melhor vocalista feminino pela perfomance ao vivo de “Chasing Pavements“, single do primeiro álbum  da artista intitulado “19”. 

Em 24 de janeiro deste ano na Inglaterra e posteriormente em 22 de fevereiro nos Estados Unidos, Adele lançou seu segundo álbum de estúdio intitulado “21”, e com o primeiro single, “Rolling In The Deep”, tocando nas rádios, a cantora vendeu mais de 200 mil cópias do disco só na primeira semana de vendas no Reino Unido. A partir daí ninguém segurou mais essa linda, os clipes passaram a ser recorrentes tanto na MTV quanto na VH1, aliás, em matéria de vídeo, Adele sempre se preocupa em fazer produções simples e criativas caprichando no roteiro e na arte, como no clipe de “Chasing Pavements”. No Video Music Awards deste ano, premiação promovida pela MTV americana,  a artista liderou, sozinha, a concorrência aos astronautas de prata e além de ensinar aos demais artistas como se canta, Adele levou para casa a maioria dos prêmios destinados as categorias técnicas: direção de arte, fotografia e edição pelo clipe de “Rolling In The Deep.” 


Com uma letra ácida, "Rolling In the Deep" levou Adele ao auge e 
sua popularidade no Brasil aumentou ainda mais com o uso dos 
seus singles nas novelas da Globo


No Brasil, a cantora foi a artista com o single mais vendido no iTunes durante as primeiras horas de funcionamento da franquia digital brasileira e nas lojas tupiniquins perde apenas para o Pe. Marcelo Rossi e Marisa Monte em venda de discos. Em 17 países o segundo álbum da mais nova recordista inglesa, a colocou  nas primeiras posições dos discos mais vendidos durante semanas e perto de completar um ano de seu lançamento a cantora ainda figura entre o top 3 das paradas mais importantes do mundo incluindo a billboard, que elegeu o “21“ como o melhor álbum de 2011. Atualmente, Adele, lançou o terceiro single do “21”, “Set Fire To The Rain” que já tem clipe oficial extraído do seu primeiro DVD ao vivo gravado no Royal Albert Hall em Londres, a música que é a mais carregada de metáforas e explosiva do álbum, não tem previsão de estréia nas rádios brasileiras. Atualmente o “21” é o disco mais vendido digitalmente da história e Adele  se recupera bem de uma cirurgia nas cordas vocais devido a uma hemorragia, que segundo a cantora não foi (foi nada, claro que não) causada pelo fumo excessivo. A cantora já disse que prefere perder a voz a ter que parar de fumar. Até agora não existe previsão de uma vinda ao Brasil, visto que uma turnê de 15 shows na Inglaterra e Estados Unidos foi cancelada devido aos problemas saúde.

A explosiva "Set Fire To The Rain" tornou-se um clamor no
 Reino Unido, e conseguiu notoriedade muito antes de virar single


Quanto ao novo álbum, nem se anime e pode ir baixando seu fogo aí meu filho, a gordinha linda ( que aliás eu sinto uma vontade incontrolável de apertar aquela barriga fofa e fazer uma sopa com aquelas bochechas meu deus do céu ) eleita pela Forbes a 7° artista mais bem paga do ano ( U$ 18 milhões)  não vai lançar nada novo enquanto não se sentir pronta pra isso, palavras da própria Adele. Cabe a nós esperarmos que o próximo álbum não se chame “89” e que ela nos traga novas músicas que nos façam superar e mandar para a casa dos cascalhos aquela pessoa que não teve a menor consideração. Músicas que contem da forma mais sincera e inteligível possível parte da nossa história e dos nossos sentimentos, músicas que façam novas pessoas se apaixonarem ainda mais pela voz que se revelou  para o planeta esse ano e que com certeza ecoará por muito tempo.



2 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de ser suspeita de falar (pois sou tiete do Blog Tá Ligado?), a matéria ficou muito boa .. Assim como todas as demais que são postadas aqui !! Parabéns, mais uma vez, ao Blog !

ass: A MALVADA FAVORITA !

Equipe Tá Ligado? disse...

Obg Malvada!

Este blog é monitorado pelo Google Analytics