sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Giro Futebol 2011


                                                                                                                    Por Allisson Mendes

Fim de ano é tempo de dar um giro no que de mais importante aconteceu no mundo do futebol.

Começando por Pernambuco, tivemos um brilhante ano para os times do Recife. O Santa Cruz iniciou o ano com o pé direito, fez um campeonato pernambucano muito consistente, e em dois jogos memoráveis, venceu o Sport e se sagrou campeão de 2011, evitando o possível Hexa do Leão.

O time coral descansou e se preparou bem para a série D, mesmo assim passou por sérias dificuldades. A torcida foi o grande diferencial do Santa Cruz na temporada, na quarta divisão ajudou o time a brigar contra suas próprias deficiências e conseguir o acesso à C. Ainda lutou pelo título na grande final contra o Tupi no Arruda lotado, mas acabou derrotado.

A grande baixa da temporada para o futebol de Pernambuco foi o Salgueiro. O time, novato na série B, fez uma campanha fraca no campeonato Pernambucano e nem se quer demonstrava forças para uma competição nacional longa. Na série B, o Carcará decepcionou mais uma vez, foi o vice- lanterna e garantiu seu passaporte de volta para a série C.

O Náutico começou o ano com um time arrumado, mas quando cruzou com o Sport nas semifinais do PE 2011 saiu derrotado e apenas torceu pelo Santa na grande final, já que o Sport poderia sagrar-se Hexa, trunfo conquistado apenas pelo Náutico. O Timbu partiu para série B e contratou o técnico Waldemar Lemos para comandar o time. Durante o campeonato, o time mostrou muita raça e regularidade, passou quase a competição inteira entre os quatro primeiros e conseguiu o acesso em 2º lugar, atrás da Portuguesa.

Já o Sport passou por um ano muito mais turbulento e emocionante. O time conseguiu se classificar “nas últimas” para o quadrangular decisivo do Pernambucano e perdeu a final para o Santa Cruz. Na série B, demissões sucessivas de treinadores, lampejos de futebol, torcida furiosa... Até que quando o Sport não depende somente de si, os deuses do futebol colaboram e os principais adversários do leão fracassam, o clube de Recife beliscou e assegurou sua vaga para a série A em 2012 numa vitória dramática, com muita chuva e emoção em Goiânia.

Falando em Série A, tivemos um fraco campeonato brasileiro. Um campeonato muito badalado com muitas estrelas presentes, e com times irregulares. As últimas rodadas foram até emocionantes, mas na verdade, nenhum dos times que decidia o título passou confiança ao longo do brasileirão. Deu Corinthians, com Adriano e tudo...

A Libertadores da América foi conquistada pelo Santos, que com Neymar, Ganso e Cia, foi batendo adversário por adversário e sagrou-se campeão numa final relativamente fácil no Pacaembu. Na Europa, o grande merecedor de destaque no ano é o Barcelona, que mais um ano encantou o mundo com seu futebol eficiente, plástico, e responsável. O time catalão venceu o Espanhol, a Liga dos Campeões e recentemente goleou o Santos por 4 x 0, na decisão do mundial de Clubes.



Nenhum comentário:

Este blog é monitorado pelo Google Analytics