segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pra você assistir: Lixo Extraordinário


    Pré-conceito realmente é algo que não nos leva ao crescimento. Relutei meses pra assistir a esse documentário, simplesmente por 'achar' que ele seria maçante, chato, exaustivo, mais do mesmo. Não poderia estar mais errada. De fato, "extraordinário" é um adjetivo perfeito para definir essa obra. Fiquei emocionadíssima com as imagens, os relatos e o desfecho.
    O documentário conta um pouco da trajetória do artista plástico Vik Muniz, de onde surgiu a vontade de utilizar material reciclável para suas obras e passa por histórias tristes, encantadoras e surpreendentes de alguns catadores em Jardim Gramacho - segundo o administrador do aterro à época, "o maior aterro do mundo em volume recebido diariamente". Não acho que seja um fato para se orgulhar, mas para refletir. Sobre a quantidade de coisas que consumimos desnecessariamente, sobre a exorbitante quantia de lixo que produzimos, sobre como podemos mudar certas atitudes.
  Me surpreendi novamente ao "conhecer" os personagens apresentados em Lixo Extraordinário. Pessoas conscientes, humildes, batalhadoras, capazes, inteligentes, solidárias. Pessoas marginalizadas mas, sem dúvida, melhores do que muitas de classe média ou alta, preocupadas apenas com o próprio umbigo. Lixo Extraordinário mostra como podemos aprender com o outro, quanto temos capacidade para realizar nossos sonhos quando há disposição - apesar de todos os obstáculos e situações adversas, além de levantar reflexões sobre a Arte Moderna.
    Muitas passagens me deixaram com uma vontade quase incontrolável de pegar papel e caneta e anotar os pensamentos e reflexões de cada um. Quando você assistir, compartilhe aqui as que gostou. Por ora, vou apenas reproduzir uma frase dita por Vik Muniz ao relatar como se envolveu com o trabalho em Jardim Gramacho: "Se conseguir se colocar no lugar deles, começar a viver a vida deles e imaginar o que terão de fazer para continuar a viver, é difícil. Por outro lado, quando vemos o apetite pela vida que eles têm e o jeito que eles se portam, é inspirador". 
    É isso. Inauguro o "Pra você assistir" de 2012 com uma indicação digna de nos fazer (re)pensar nossas ações, o impacto que causamos no ambiente, na sociedade. Felizmente assisti Lixo Extraordinário e já o coloquei na minha listinha de filmes para rever sempre! Espero que você também assista e seja inundado(a) pelas mensagens impactantes dos personagens. Depois você volta aqui e compartilha sua opinião comigo? Vou ficar esperando!


Um comentário:

Diego disse...

Nem vi ainda, mas fiquei curioso!

Este blog é monitorado pelo Google Analytics