Texto por Alex Carvalho
Seria por um bom cachê ou pela
possibilidade de retorno (de forma bem
duvidosa) aos holofotes? Não importa o motivo, mas Byafra volta mais uma vez ao
centro da mídia ao protagonizar um comercial da Bradesco Seguros.
No tal comercial um assaltante
rouba um carro e sai em disparada sem perceber que no banco de trás está Byafra. Quando menos se espera o
cantor dispara o seu maior hit: “Sonho de Ícaro”. Não aguentando a “ebulição
musical” desafinada de Byafra, o assaltante desiste do roubo, abandona o carro
no meio de uma avenida e sai correndo desesperado.
Sem dúvida uma ótima sacada dos
publicitários que criaram a peça, pois o comercial, totalmente cômico, condiz
com toda a campanha do “Vai que...” , expressão utilizada em todos os outros comerciais da seguradora.
A propaganda foi transmitida pela
primeira vez no intervalo do "Jornal Nacional" do dia 30/07/2011 e o sucesso da
peça é tanta que até as 11:44 do domingo dia 31/07/2011 ela ainda estava sendo um dos assuntos mais “twittados” no Brasil. Mas me pergunto: o que levaria
um artista como Byafra a participar de uma campanha publicitária como esta?
Sim, eu sei, muita gente nesse instante deve estar se perguntando quem é
Byafra, pois acredito que uma maioria nunca ouviu falar do cantor e muito menos
do seu relativo sucesso nos anos 80.
Talvez o maior sucesso de Byafra
seja a canção que ele entoa no comercial. Os versos “Voar, voar. Subir, subir”
da música “Sonho de Ícaro”, lançada em 1984, foram cantados exaustivamente no
decorrer dos anos 80 e ínicio dos anos 90. Byafra era um daqueles cantores que
em quase toda semana estava em programas como os do Silvio Santos ou do
Chacrinha. Mas no final dos anos 90 e todo os anos 2000, o cantor experimentou
o gosto de um terrível ostracismo, sendo convidado apenas para cantar em
programas de auditório de nível B.
Em 2009, porém, Byafra voltou a
ser lembrado. Durante um depoimento que dava para o documentário “Alô, Alô
Terezinha” de Nelson Hoineff, que contava a história do maior programa de
auditório que a TV brasileira já teve “O Cassino do Chacrinha”, enquanto
cantava - sim ela mesmo - “Sonho de Ícaro” foi atingindo por um parapente. Sucesso no Youtube, o video foi visualizado por milhares de pessoas
que riram exaustivamente da ironia do destino. Logo na parte do “cair, cair...”
Por esse episódio, provavelmente,
Byafra foi chamado para protagonizar a nova propaganda do Bradesco Seguros.
Espero acreditar que Byafra tenha constatado que ser trash é um novo
direcionamento bacana para sua carreira e tenha encontrado uma nova fórmula de
ganhar mídia e dinheiro. Mas se ele está sendo levado pelo vento (não resisti à piada), numa desesperadora tentativa de obter tudo isso que já citei, só posso
lamentar. E esperar que ele não se arrependa de suas escolhas e vá chorar as
pitangas no programa da Sônia Abraão. Pois até onde durará “O Sonho de Ícaro”?
Em tais condições, fica impossível dizer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário