segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Sonho de Ícaro

Texto por Alex Carvalho



Seria por um bom cachê ou pela possibilidade de  retorno (de forma bem duvidosa) aos holofotes? Não importa o motivo, mas Byafra volta mais uma vez ao centro da mídia ao protagonizar um comercial da Bradesco Seguros.
No tal comercial um assaltante rouba um carro e sai em disparada sem perceber que no banco de trás está Byafra.  Quando menos se espera o cantor dispara o seu maior hit: “Sonho de Ícaro”. Não aguentando a “ebulição musical” desafinada de Byafra, o assaltante desiste do roubo, abandona o carro no meio de uma avenida e sai correndo desesperado.
Sem dúvida uma ótima sacada dos publicitários que criaram a peça, pois o comercial, totalmente cômico, condiz com toda a campanha do “Vai que...” , expressão  utilizada em todos os outros comerciais da seguradora.
A propaganda foi transmitida pela primeira vez no intervalo do "Jornal Nacional" do dia 30/07/2011 e o sucesso da peça é tanta que até as 11:44 do domingo dia 31/07/2011 ela ainda estava sendo um dos assuntos mais “twittados” no Brasil. Mas me pergunto: o que levaria um artista como Byafra a participar de uma campanha publicitária como esta? Sim, eu sei, muita gente nesse instante deve estar se perguntando quem é Byafra, pois acredito que uma maioria nunca ouviu falar do cantor e muito menos do seu relativo sucesso nos anos 80.
Talvez o maior sucesso de Byafra seja a canção que ele entoa no comercial. Os versos “Voar, voar. Subir, subir” da música “Sonho de Ícaro”, lançada em 1984, foram cantados exaustivamente no decorrer dos anos 80 e ínicio dos anos 90. Byafra era um daqueles cantores que em quase toda semana estava em programas como os do Silvio Santos ou do Chacrinha. Mas no final dos anos 90 e todo os anos 2000, o cantor experimentou o gosto de um terrível ostracismo, sendo convidado apenas para cantar em programas de auditório de nível B.
Em 2009, porém, Byafra voltou a ser lembrado. Durante um depoimento que dava para o documentário “Alô, Alô Terezinha” de Nelson Hoineff, que contava a história do maior programa de auditório que a TV brasileira já teve “O Cassino do Chacrinha”, enquanto cantava -  sim ela mesmo -  “Sonho de Ícaro” foi atingindo por um parapente. Sucesso no Youtube, o video foi visualizado por milhares de pessoas que riram exaustivamente da ironia do destino. Logo na parte do “cair, cair...”
Por esse episódio, provavelmente, Byafra foi chamado para protagonizar a nova propaganda do Bradesco Seguros. Espero acreditar que Byafra tenha constatado que ser trash é um novo direcionamento bacana para sua carreira e tenha encontrado uma nova fórmula de ganhar mídia e dinheiro. Mas se ele está sendo levado pelo vento (não resisti à piada), numa desesperadora tentativa de obter tudo isso que já citei, só posso lamentar. E esperar que ele não se arrependa de suas escolhas e vá chorar as pitangas no programa da Sônia Abraão. Pois até onde durará “O Sonho de Ícaro”? Em tais condições, fica impossível dizer.

Nenhum comentário:

Este blog é monitorado pelo Google Analytics