domingo, 25 de setembro de 2011

Fim de semana na VIII Bienal Internacional do Livro PE #1


      O fim de semana foi agitadíssimo na Bienal! A Equipe Tá Ligado? marcou presença e registrou algumas palestras/fotos pra quem não foi e quer saber o que rolou! Claro que, infelizmente, não conseguimos ver/captar/registrar TUDO que tava acontecendo ontem e hoje, afinal eram muitos debates, mesa-redonda, oficinas, palestras e afins simultaneamente!
      Um espaço que merece destaque aqui é o Café Cultural, da FAFIRE. O ambiente é maravilhoso, bem equipado, confortável e de quebra, trouxe palestras incríveis! A que assistimos no sábado (24) foi ministrada por Gustavo Dantas, da SEAD (Superintendência Estadual de  Apoio à Pessoa com Deficiência), auxiliado por Jaqueline, intérprete de LIBRAS. Os temas discutidos foram a alfabetização em braile, produção de livros nesse formato, a evolução pela qual a leitura acessível vem passando, os softwares desenvolvidos para pessoas cegas e com baixa visão, além das barreiras atitudinais que ainda existem na sociedade para com os deficientes visuais. "A inclusão se faz fazendo, ninguém nos ensina" disse Gustavo.


      À noite, pontualmente às 18h, teve início o tão esperado bate-papo com Thalita Rebouças, autora de livros como o "Fala sério, mãe!", "Tudo por um namorado"e o mais recente "Era uma vez minha primeira vez". Thalita é um verdadeiro fenômeno entre o público adolescente. O bate-papo aconteceu no Auditório Brum - completamente lotado de fãs e pais que os acompanhavam. Assim que subiu ao palco acompanhada pelo jornalista Marjones Pinheiro (mediador), só se ouviam gritos e muitos aplausos. Bastante simpática e sorridente, Thalita fez coraçõezinhos para a plateia e mandou beijos. Na primeira parte da conversa, Marjones fez algumas perguntas à escritora, que falou sobre o começo da carreira, a alegria de estar na Bienal de Pernambuco, as amigas e situações que lhe servem de inspiração, sua surpresa em conversar com alguns pais e saber que eles também leram suas obras, a campanha Ler é Bacana e a satisfação em ter seus livros adaptados e publicados em Portugal. Na segunda parte do bate-papo, a plateia pode interagir e questionar Thalita que, em seu discurso, reforçou a importância da leitura para o desenvolvimento do jovem, citou a escritora britânica J.K. Rowling como uma "divisora de águas" para a literatura juvenil, falou sobre os e-books que, segundo ela, servem para baratear o livro e finalizou dando um conselho à encantada plateia: "Leiam sempre tudo e acreditem nos sonhos de vocês."
foto retirada do site da Bienal

Por Priscila Xavier

Nenhum comentário:

Este blog é monitorado pelo Google Analytics